relato de parto, parto normal
Foto: Katia Ribeiro

Os relatos de parto têm ganhado espaço em grupos de apoio a gestantes e na internet como forma de incentivo ao parto normal. Escritos em primeira pessoa, por mulheres que vivenciaram um parto respeitoso, os relatos de parto mostram, passo a passo, como o parto acontece. São exemplos reais de como é possível encarar a dor, o medo, se empoderar e lidar com o imprevisível.

Relatos de parto num país com altas taxas de cesáreas

O Brasil é o segundo país com maior taxa de cesáreas no mundo: 44,3% dos nascimentos acontece por via cirúrgica. Em São Paulo, no setor privado, esse índice é de 88%. Para chegar a números tão superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde, foi preciso décadas de fomentação de alguns mitos sobre o parto normal. Quadril estreito demais, bebê grande, bebê pequeno, circular de cordão e cesárea prévia são alguns dos motivos que, erroneamente, empurram uma mulher para a cesárea.

Durante a gestação, as mulheres escutam inúmeras informações equivocadas, tanto de profissionais da saúde como de amigos e familiares sobre o parto. Esses mitos causam preocupação e medo. Em consequência, mulheres se sentem incapazes de ter um parto normal, ou temem que vivenciar um trabalho de parto e um período expulsivo seja perigoso para elas e para o bebê.

Para desconstruir esses medos que são passados de geração em geração, e para combater a desinformação acerca do parto normal, é preciso disseminar informações verdadeiras e baseadas em evidências científicas. Por isso, muitos profissionais envolvidos na assistência ao parto e muitas mulheres que tiveram uma boa experiência com o parto têm usado as redes sociais para compartilhar artigos, livros, reportagens, vídeos e todo o tipo de material que possa elucidar velhas questões sobre gestar e parir.

relato de parto, parto normal
Foto: Katia Ribeiro

Histórias reais de mulheres que se empoderaram

Os relatos de parto se somam a esse conteúdo. Eles falam de igual para igual com mulheres que buscam informações e empoderamento. Por serem histórias reais, narradas em primeira pessoa e escritas voluntariamente por mulheres que passaram pela experiência de um parto respeitoso, normal ou cesárea, os relatos ampliam a compreensão de quem se prepara para esse momento.

Nos relatos de parto, as autoras e protagonistas descrevem como o parto que vivenciaram aconteceu, desde os estudos e preparativos na gestação até as primeiras horas de nascimento do bebê. Contam cada etapa do trabalho de parto, da fase latente à ativa. Descrevem o expulsivo, explicam o que sentiram em cada momento e quais foram suas necessidades. Também narram como cada integrante da equipe de assistência ao parto contribuiu, para que fique mais fácil entender o papel da doula, da enfermeira obstétrica ou obstetriz, do obstetra e do pediatra. Relatam como se prepararam emocionalmente e a caminhada até se despirem dos medos e crenças limitantes. E, por fim, demonstram como é possível soltar o controle e deixar a vida seguir seu curso, confiando na natureza, na equipe de assistência e no próprio corpo, e aceitando o imprevisível.

Ler relatos de parto é uma maneira de a mulher se preparar para o parto. E compartilhar o próprio relato é passar adiante a força e o estímulo necessários para que cada mulher desconstrua antigas ideias, se empodere e siga em frente na busca pela realização do parto que deseja ter.

Leia os relatos de partos acompanhados pela Dra. Andrea Campos