gêmeos
Ilustração: Marcella Briotto

A gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas maneiras. A possibilidade mais comum é mais de um óvulo ser liberado durante o ciclo, cada um ser fecundado por um espermatozóide, e todos implantarem e se desenvolverem no útero. Nesse caso, os gêmeos serão bivitelinos, trivitelinos, ou mais. Eles não serão idênticos e podem ser de sexos diferentes. As placentas são diferentes e a gestação gemelar é também chamada de dicoriônica (duas placentas).

A outra maneira de ocorrer uma gravidez de gêmeos é um óvulo fecundado se dividir, dando origem a dois ou mais embriões. Eles terão a mesma carga genética, o mesmo sexo e as mesmas características físicas. Quando isso acontece, é apenas uma placenta para os dois fetos, e isso implica em alguns riscos adicionais para a gestação.

O uso de medicamentos para estimular a ovulação pode fazer com que mais de um óvulo seja liberado no mesmo ciclo e, com isso, ocorrer a gravidez de gêmeos. A fertilização in vitro também tem mais chances de gestação gemelar, quando mais de um embrião é implantado no útero. Além disso, mulheres com mais de 35 anos têm maiores chances de liberar mais de um óvulo em um mesmo ciclo e de ter uma gravidez de gêmeos.

A maioria das gestações gemelares são descobertas em exames de ultrassom, mas alguns sintomas sutis podem ser sentidos, como enjôos matinais mais fortes e ganho muito rápido de peso.

Cuidados durante a gravidez de gêmeos

A mulher que descobre uma gravidez de gêmeos precisa consumir 600 calorias a mais por dia do que uma gestante de apenas um feto. Além disso, é necessário consumir 300 calorias a mais por bebê, portanto, se a gestação for de dois fetos, são 900 calorias por dia. Se for de três fetos, 1.200 calorias a mais por dia, e assim sucessivamente.

Durante uma gravidez sem intercorrências, é importante fazer exercícios durante 30 minutos, todos os dias. Entretanto, as atividades físicas devem ser leves: yoga, caminhada e natação são boas pedidas.

Combinados com uma alimentação balanceada, os exercícios ajudam a prevenir a diabetes gestacional, mais frequente em gravidezes de gêmeos.

A gravidez de gêmeos também requer mais atenção: as consultas de pré-natal devem ser mais frequentes, e os exames de ultrassom também. Se houver qualquer alteração, exames adicionais podem ser necessários para avaliar o bem estar dos bebês.

Riscos de uma gravidez de gêmeos

O maior risco de uma gravidez de gêmeos é o parto prematuro: de acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists – Acog, em metade das gestações gemelares o parto acontece antes da 37ª semana, e as chances aumentam quando há mais de dois bebês.

A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, um aumento na pressão arterial da mulher e de diabetes gestacional.

Uma gestação múltipla pode cursar também com uma divergência entre o crescimento dos bebês, por isso existe a necessidade de um acompanhamento mais de perto com exames de ultrassom.

É possível ter parto normal em gravidez de gêmeos?

Embora as chances de uma cesárea necessária sejam maiores em uma gestação múltipla, é perfeitamente possível um parto normal em uma gravidez de gêmeos. Para que isso aconteça, é um pré requisito que o primeiro bebê esteja cefálico e que não exista uma contra indicação para o parto normal.

Se o primeiro bebê está cefálico (de cabeça pra baixo) e existe uma indicação de resolução da gravidez (por pré eclampsia, por exemplo), uma indução pode ser realizada com um controle adequado da vitalidade dos bebês.

Aqui você pode ler um relato de parto gemelar.

No Brasil, o índice de cesáreas entre mulheres do Grupo de Robson 8 (gestação gemelar) é de 94,6%. A taxa de cesárea da Dra. Andrea Campos nesse grupo é de 52,9%, enquanto a da Suécia (país referência em bons resultados perinatais) é de 54%.

A amamentação de gêmeos também é possível e muito recomendada. Com uma alta ingestão de água e a orientação de uma consultora de amamentação se necessário, a amamentação em livre demanda pode acontecer pelo tempo em que mãe e bebês desejarem.

Médica e obstetra de Parto Humanizado