Para avaliar o estado nutricional de uma gestante e avaliar o ganho de peso na gestação, utilizamos o índice de massa corporal (IMC), uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

O IMC é determinado pela divisão do peso da pessoa em quilos pelo quadrado de sua altura, em metros.

IMC=   Peso em Kg ÷ (Altura em m)²

Esse cálculo pode ser feito online, com uma calculadora de IMC.

Para adultos, o IMC ideal está entre 20 e 25, o que está associado com maior tempo de vida e menor incidência de doenças graves.

O IMC pré-gestacional também influencia nos resultados perinatais, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Mulheres obesas têm um risco aumentado de complicações na gravidez, especialmente diabetes gestacional e pré-eclâmpsia (pressão alta na gestação), e têm um risco maior de precisar de uma cesárea.

Excesso de ganho de peso na gravidez aumenta as chances de a mulher manter o peso ganho no pós-parto e de se tornar obesa. Além disso, aumenta as chances de o bebê ficar maior do que deveria e, a longo prazo, se tornar também uma criança obesa. Outra complicação para o bebê é o risco de desenvolver diabetes ou resistência a insulina na vida adulta.

Já mulheres que engravidam no baixo peso e que têm um ganho de peso inadequado durante a gravidez têm um risco maior de terem um bebê muito pequeno, com consequências a curto e a longo prazo. Entre elas, anormalidades de crescimento e de desenvolvimento, predisposição a doenças cardiovasculares, hipertensão e doença renal crônica quando adultos.

O ganho de peso esperado durante a gravidez pode ser atribuído principalmente ao peso do bebê em desenvolvimento e ao aumento da água e gordura corporal da mãe.

Em média, o ganho de peso no nono mês é distribuído da seguinte forma:

● Bebê: 3,2 a 3,6 kg

● Depósito de gordura: 2,7 a 3,6 Kg

● Aumento do volume sanguíneo: 1,4 a 1,8 kg

● Aumento do volume de líquido nos tecidos – 0,9 a 1,4 kg

● Líquido amniótico – 0,9 kg

● Aumento das mamas – 0,45 a 1,4 kg

● Aumento do útero – 0,9 kg

● Placenta – 0,7 kg

gráfico ganho de peso parto humanizado

Recomendações para ganho de peso gestacional

Estudos avaliando o peso pré-gestacional, o ganho de peso durante a gravidez e o desfecho da gravidez geraram recomendações para o ganho de peso gestacional saudável. O objetivo dessas recomendações é aumentar a probabilidade de um desfecho favorável na gravidez.

O IMC pré-gestacional é um importante fator que influencia no peso que o bebê vai nascer e deve ser usado para orientar as recomendações para o ganho de peso durante a gravidez.

A principal recomendação desses estudos é que mulheres que planejam engravidar procurem estar dentro da faixa normal de IMC. E, de acordo com o IMC pré-gestacional, a recomendação de ganho de peso na gravidez varia da seguinte maneira:

• IMC <18,5 kg / m2 (baixo peso) – Ganho de peso de 12,5 a 18,0 kg

• IMC 18,5 a 24,9 kg / m2 (peso normal) – Ganho de peso de 11,5 a 16,0 kg

• IMC 25,0 a 29,9 kg / m2 (sobrepeso) – Ganho de peso de 7.0 to 11.5 kg

• IMC ≥ 30,0 kg / m2 (obeso) – Ganho de peso de 5 a 9,0 kg

Recomendações para ganho de peso gestacional

Mulheres que planejam engravidar devem ter calculado o seu IMC. Essa informação será usada para orientar recomendações sobre nutrição, atividade física e ganho ou perda de peso antes, durante e após a gravidez.

A ingestão calórica não precisa aumentar no início da gravidez, já que o ganho de peso semanal no primeiro trimestre deve ser mínimo (0,5 a 2 kg). No segundo e terceiro trimestres, a ingestão calórica para mulheres com baixo peso e com peso normal precisa aumentar em apenas cerca de 300 calorias por dia para atingir um ganho de peso de 0,45 kg por semana. Para mulheres com sobrepeso e obesas, é necessário um aumento ainda menor, já que o ganho de peso deve ser de aproximadamente 0,23 kg por semana.

Para a elaboração de uma dieta adequada e auxílio no ganho de peso ideal e saudável na gravidez, vale a pena consultar um nutricionista com prática nessa fase tão importante que vai influenciar a curto e longo prazo tanto a mulher quanto o bebê.