Ilustração: Marcella Briotto

O parto é um evento fisiológico, que acontece naturalmente, e pelo qual mãe e bebê passam no final do período da gravidez. Uma das mudanças importantes que ocorrem no corpo da mulher para que o parto tenha início é a do colo do útero. Conforme o parto se aproxima, o colo do útero começa a se preparar, dilatando e amolecendo.

Quem desencadeia o trabalho de parto é o bebê, quando fica maduro. Isso acontece entre 37 e 42 semanas. É o cérebro dele que inicia uma cascata de alterações endócrinas que ativam substâncias hormonais e inflamatórias. Essas substâncias coordenam três eventos essenciais para o parto:

  • Amadurecimento de sistemas e órgãos fetais essenciais, especialmente os pulmões, para os desafios na vida fora do útero;
  • Transformação o colo do útero duro da mulher numa estrutura mole e prontamente dilatável;
  • Início das contrações do útero, que direcionarão o bebê através do canal de parto para que aconteça o nascimento.

Semanas antes do parto acontecer, o corpo da mulher, por ação de hormônios e outras substâncias como as prostaglandinas, já começa a se preparar para que ocorra a dilatação e a passagem do bebê pelo canal de parto, que vai se formar durante o trabalho de parto.

Ilustração: Marcella Briotto

Leia mais sobre o papel dos hormônios durante o parto

Como é o útero

O útero é um órgão muscular que fica dentro da pelve, entre a bexiga e o reto. Numa mulher não grávida, tem a forma de pêra de cabeça para baixo e tem o tamanho de um punho.

Ele é composto pelo fundo do útero (parte em forma de cúpula), corpo (maior porção central afilada) e o colo do útero (abertura na vagina).

O colo do útero é a parte mais baixa do útero, que se estende para a vagina e conecta o útero ao topo da parede vaginal. Se uma mulher inserir um espéculo em sua vagina e abrir, ela verá o colo do útero, que parece um rosquinha rosa a cerca de 7 a 15 cm da abertura de sua vagina. Ela também pode senti-lo no fundo da vagina se introduzir os dedos médio e indicador.

O colo do útero se abre para a vagina através de um orifício interno e de um orifício externo, embora o orifício externo seja o único visível – é o pequeno orifício no centro do colo.

O canal interno do colo do útero, que também não é visível no exame de espéculo, é revestido por glândulas que produzem secreções que variam em consistência e qualidade ao longo do ciclo e no decorrer da gravidez.

Ilustração: Marcella Briotto

Preparo do colo para que aconteça o parto

Conforme vão acontecendo as mudanças hormonais do final da gravidez, principalmente pela ação de uma substância inflamatória chamada prostaglandina, mudanças no colo do útero começam a acontecer:

  • Amolecimento: a consistência do colo, que era semelhante a de um nariz, vai amolecendo e ficando parecida com consistência de um lábio;
  • Afinamento: o comprimento ou espessura do colo, que era longo (em média 3 cm), vai afinando, chegando a 1 mm de espessura;
  • Mudança de posição: de uma posição virada para trás em relação à vagina, ele vai se anteriorizando e ficando no mesmo eixo que a vagina;
  • Dilatação: em associação com todas essas mudanças, o colo acaba dilatando um pouco, chegando em alguns casos a dilatar de 4 a 6 cm, sem que a mulher esteja em trabalho de parto. Ele pode permanecer assim por dias, até que o bebê dê o estímulo inicial para que as contrações do trabalho de parto comecem a agir e façam a dilatação progredir para que aconteça o parto.

Essas modificações no colo uterino geralmente acontecem sem que a mulher perceba, e algumas vezes pode ser eliminado o tampão (substância gelatinosa parecida com um catarro) que estava no interior do orifício do colo, e que sai conforme ele começa a se preparar.

Ilustração: Marcella Briotto

Fazendo um exame de toque vaginal, um profissional de assistência ao parto pode avaliar como está o colo. Entretanto, ele não precisa ser checado rotineiramente, pois não indica quando o parto vai acontecer: o colo pode estar totalmente preparado e demorar semanas para o bebê nascer, assim como pode estar totalmente despreparado e o bebê nascer no dia seguinte.